Namibe, Angola

Plano de Desenvolvimento da Província do Namibe

Localizada no extremo Sudoeste de Angola, a província do Namibe ocupa uma extensão considerável da costa angolana, entre a província de Benguela e a fronteira Norte da Namíbia. Trata-se de um território onde o deserto marca forte presença, em particular na parte Sul da província, o que determina uma ocupação humana pouco significativa e localizada sobretudo na zona costeira.
A rede de comunicações da província tem como elementos estruturantes o Porto do Namibe, terceiro maior Porto de Angola, a Estrada Nacional 180, que estabelece a ligação à Huíla, e o Caminho de Ferro de Moçamedes, com ligação às cidades do Lubango (Huíla) e Menongue (Cuando Cubango) e com expansão prevista à Namibia.
O Plano de Desenvolvimento da Província do Namibe teve por objectivo a definição de estratégias de combate à situação periférica da província, apostando na diversificação das actividades económicas e no fortalecimento dos sectores de referência, nomeada- mente das actividades piscatórias e de transformação, no fortalecimento da actividade portuária da cidade do Namibe e do sector turístico alicerçado nas actividades de recreio e balneares ligadas ao mar, e ao turismo de natureza ligado ao parque nacional do Iona e ao Deserto da Namibe.

 
Os estudos no âmbito urbanístico incidiram sobre duas vertentes: a rede urbana provincial e o património edificado. No primeiro caso foram analisados em maior profundidade os centros urbanos do Namibe e Tombwa, principais aglomerados populacionais da província, estabelecendo as premissas para um desenvolvimento mais equilibrado em função estimativas de crescimento.
Relativamente ao património edificado, os estudos abordaram essencialmente a cidade do Namibe. Fundada em 1845, a cidade concentra um amplo espólio arquitectónico e urbanístico impar no território angolano que apresenta já alguns sinais de degradação e mesmo de deformação devidos a intervenções recentes menos ponderadas.

Categoria
Urbanismo

Local
Namibe, Angola

Ano
2008

Cliente
Governo Provincial do Namibe

Serviços
Planeamento Urbano e Arquitetura

Autores
SUB em parceria com SINFIC